A música pode entreter de muitas formas diferentes

stress-853644_960_720

Certamente ouve música todos os dias, no carro, no computador ou no smartphone, por simples prazer e distração. Mas será que tem noção de tudo aquilo em que a música pode ajudar?

Combater a depressão

Crises psicológicas e depressões beneficiam com a música através de duas formas:

  • Mudando o estado de espírito, com música alegre e positiva
  • Tornando-se uma experiência social. Ver concertos, ir a um estabelecimento com um “show” de música ao vivo, tudo isso são formas de aproveitar a música enquanto experiência de partilha entre pessoas.

Banda sonora de filmes e séries de TV

Neste caso, a escolha musical não é feita por si, mas sim pelos autores dos filmes ou séries. Contudo, como não reconhecer a importância da banda sonora para o sucesso de um filme? Desde o genérico de “Os Simpsons”, às músicas que Ennio Morricone compôs para a trilogia de “western-spaghetti” de Sergio Leone, à música inconfundível de Indiana Jones ou de Star Wars, os exemplos são intermináveis.

reduzir o stress

Situações de irritação ou frustração surgem todos os dias, a qualquer hora. Talvez os objetivos no emprego não estejam a ser atingidos, o trânsito que faz perder tempostress-853644_960_720, ou algo na família que não correu bem. O “stress” daí resultante não resolve problema algum; antes torna-se ele próprio fonte de problemas. Quando se sentir “stressado”, sintonize a sua música favorita e sinta o seu estado de espírito a mudar.

Lutar contra a insónia

Ouvir música chill out antes de dormir, por si só, poderá não resolver um problema de insónia. Mas é seguramente um elemento a ter em conta no sentido de tranquilizar a mente e o corpo.

Dançar

A dança é uma das formas de exercício mais antigas e respeitadas. Dançar obriga corpo e mente a esforçarem-se para alcançar a perfeição, enquanto se diverte. Além disso, é sem dúvida outra excelente estratégia para combater a depressão!