As bandas de rock mais populares de todos os tempos

Bono_U2_360_Tour_2011

A escolha das bandas de rock mais populares de todos os tempos é sempre subjetiva. Contudo, tendo em conta o sucesso adquirido e a influência sobre outros músicos e sobre a cultura popular, deixamos aqui a lista das que acreditamos serem as maiores bandas de rock de sempre.

The Beatles

Parece um cliché, mas a banda de Liverpool não pode faltar numa lista como esta. Breves 8 anos de atividade deixaram-nos “mais famosos que Jesus Cristo”, como disse Lennon.

U2

Bono Vox desistiu do caminho “eletrónico” de Zooropa e voltou ao rock, onde os U2 se sentem em casa. A caminho da quarta década de atividade, os irlandeses parecem ter ainda um grande caminho pela frente.

Led Zeppelin

Doze anos bBono_U2_360_Tour_2011astaram para que os Led Zeppelin inflenciassem para sempre o heavy metal.

The Eagles

São por vezes recordados pelo hit “Hotel California”, mas o certo é que foram um dos nomes maiores do rock norte-americano da década de 70.

Pink Floyd

O rock progressivo marcou o seu espaço, ao longo de três décadas. “Dark Side of the Moon” pode ser facilmente considerado um dos melhores álbuns de sempre.

AC/DC

Os australianos que fazem rock and roll, heavy metal e hard rock desde 1973.

Nirvana

Kurt Cobain lançou o estilo grunge e já era um mito em vida. Não há muitos exemplos de artistas tão influentes com uma carreira tão curta.

Rolling Stones

Desde 1962, sem parar. Apesar dos hiatos no lançamento de novos álbuns, o legado permanece. Ver Mick Jagger aos saltos no palco, a caminho das seis décadas de carreira, é um show à parte.

Radiohead

São poucas as bandas que criaram tantos e tão bons álbuns, conseguindo simultaneamente criar música densa mas apreciada por grande número de fãs. Melhor que isso, música intemporal; 20 anos depois, os primeiros álbuns dos Radiohead parecem ter sido compostos hoje.

Queen

A banda de Freddie Mercury continua a dar concertos. Contudo, também arriscamos dizer que, se Mercury estivesse vivo, e dado o seu talento para reinvenção “à la” David Bowie, a sua influência teria sido ainda maior do que foi.