Com a música adequada, alcançará melhores resultados

notes-311995_960_720

Sabemos que a música nos ajuda no nosso dia-a-dia, mas como? Em que sentido? Em que áreas? Veja em seguida a nossa lista de benefícios da música para as nossas atividades diárias.

Capacidades motoras

Um estudo científico demonotes-311995_960_720nstrou que as capacidades motoras beneficiam imenso com a aprendizagem e a prática de um instrumento musical. Um grupo de crianças com três de prática musical demonstrou capacidades de concentração e manuais superiores às de um outro grupo de crianças sem qualquer prática. A longo prazo, os resultados são evidentes.

Mais Concentração

Ouvir música clássica, além de ajudar a reduzir os níveis de stress, promove a concentração e o foco. Alguns estudos, carecendo ainda de validação posterior, apontam que a música de Bach ou Mozart ajuda até a obter maior acuidade visual.

Mais Criatividade

Em ambiente empresarial ou de trabalho, um volume certo de música promove a criatividade. O cérebro, recebendo este pequeno estímulo exterior, irá alterar o seu funcionamento, tornando-se mais elástico e flexível. Mas atenção: se a música estiver muito alta, ou se simplesmente existir demasiado ruíso, o cérebro não conseguirá processar tanta informação e o resultado será o oposto.

Mais Determinação

Como nem tudo na vida é criativo, a música pode ser útil também quando estamos a efetuar tarefas repetitivas ou aborrecidas. Seja a fazer copy-paste num documento Excel, a aspirar a casa ou a passar a ferro, uma boa dose de música ajudará a passar o tempo muito melhor. Não é por acaso que nas profissões mais difíceis, como é o caso da antiga agricultura de subsistência e nas minas, surgia sempre um abundante reportório de canções populares.

Mais Exercício

Escolha músicas enérgicas que o acompanhem nos seus percursos de running ou que o incentivem durante o seu período de esforço no ginásio.

Mais Romantismo

Não é um objetivo profissional ou quantificável, como o seria o número de quilómetros percorridos no running ou o peso levantado no ginásio. Mas se o amor e o romantismo também fazem parte da sua realização pessoal, um jantar romântico só ganha em ser acompanhado por música suave, tranquila e intimista.