Como criar a melhor playlist

Aqualung_screenshot_main-playlist_metal

Criar playlists é um exercício de criatividade como qualquer outro. Se a lista de músicas for para seu uso pessoal, basta seguir a primeira dica e ir acrescentando. No entanto, se quiser partilhá-la com alguém ou até se for o responsável por animar uma festa ou um evento, siga o conjunto das nossas dicas para criar a melhor playlist.

Escolha uma aplicação e rentabilize os seus CD

O iTunes (Apple) e o Spotify encontram-se entre os maiores serviços mundiais de música online, mas também há outros programas para gerir playlists, como o Grooveshark ou o próprio Windows Media Player, software de reprodução de imagem e som que vem “embutido” no Windows.

Não se esqueça deAqualung_screenshot_main-playlist_metal aproveitar os seus CD. Será que ainda não fez cópias dos CD para o seu computador? O Media Player inclui a opção “rip”. Crie cópias, em formato MP3, das músicas que estão no CD. Depois, combine esses ficheiros para enriquecer a sua playlist.

Conte uma história

Junte todas as músicas do seu ano enquanto caloiro na faculdade, ou do seu tempo na escola secundária, ou da infância. Pense em todas as músicas que ouvia regularmente quando trabalhou numa determinada empresa; ouvia-as a solo ou com os colegas de trabalho? Que músicas eram top durante as últimas férias em família? Que faixas farão parte da banda sonora do seu casamento? Uma boa história – a sua – dá uma ótima base para uma playlist.

Crie a playlist

Tenha em atenção algumas regras de transição no momento de criar a sua playlist. Não salta diretamente de uma música cheia de ritmo para uma demasiado tranquila, de modo a que seja possível ouvir a lista completa como se fosse um álbum, com uma cadência e um fluir próprios.

“Ouça” o seu público e siga as suas próprias regras

Lembre-se que o mais importante é que a playlist seja relevante para o público que vai ouvi-la. Se os seus amigos da faculdade considerarem positivo colocar Ornatos Violeta entre David Guetta e Ana Malhoa, não hesite!