Como tornar-se um grande artista

682px-David_Fonseca,_Sound_check

Ser um grande artista musical não é uma ciência exata, mas existem passos óbvios que têm de ser dados por todos os que querem singrar neste meio. Faça uma auto-avaliação e veja as melhores dicas para ser um artista de topo.

Divulgue o seu trabalho

A internet oferece a todos os aspirantes a músicos as melhores ferramentas para promover o seu trabalho. A desvantagem deste novo mundo em que os artistas parecem nã682px-David_Fonseca,_Sound_checko depender tanto das editoras, é que existem milhares e milhares de bandas e intérpretes à procura do seu espaço. Contudo, não há motivo para perder a esperança. O MySpace já era, mas há o Facebook, o Twitter, o Youtube, o Google (sim, não se esqueça do blog) e até o Instagram e as suas selfies.

Além de cantor e intérprete, seja compositor

Fazer covers é uma boa ideia para promoção, mas não deve basear a sua carreira nisso, sob pena de ser acusado de plágio. Crie e interprete conteúdo original e próprio. Se não tem talento para compôr, procure alguém que o faça por si.

Inspire-se nos casos de sucesso

Existem vários casos de grandes artistas que o são, não pelo especial talento para cantar, mas sim pela apresentação de material próprio, e também pela perfeição técnica. É o caso de Pedro Abrunhosa, que ao longo de mais de duas décadas de carreira soube criar canções adaptadas à sua voz, e criando uma “persona” e um estilo próprios e inconfundíveis. Faça como ele, mas sem copiá-lo!