Como tornar-se uma estrela de rock

Robert-Plant

Já sonhou ser uma estrela de rock? O caminho é longo e nem todos conseguem lá chegar; contudo, apesar de não serem fáceis, os passos a dar são simples. Veja o que é necessário para se tornar uma verdadeira “rockstar”.

Seja um músico original

Se as suas capacidades musicais tiverem alguma deficiência, tente escondê-la, valorizando aquilo que tem de melhor. É verdade que a voz de Mick Jagger não é a melhor do mundo. Mas, de maneira geral, as músicas dos Rolling Stones estão bem adaptadas às capacidades do seu vocalista. E depois, ninguém consegue saltar tanto em palco como Robert-PlantJagger.

Deixe sair a sua personagem de palco

Muitas estrelas de rock são extraordinariamente tímidas fora do palco. Lembre-se que são seres humanos, com as mesmas forças, fraquezas e inseguranças. Tendo em conta a dica anterior, conheça-se gradualmente e saiba como agir de forma simultaneamente mais espontânea e original, de forma a captar o máximo de empatia com o seu público. Acima de tudo, lembre-se de não copiar o estilo de ninguém. Que ninguém diga que é o novo Bono Vox, ou o novo David Fonseca. Seja você mesmo.

Seja uma personagem fora do palco

Muitas estrelas de rock transportam a personagem para fora do palco e criam um ídolo com o qual os fãs se podem identificar. Nalguns casos, como o de David Bowie, as “personas” de palco são tantas que fora dele apenas conseguimos identificar um artista genial e supercriativo.

Prepare-se para o fracasso

Nenhum artista acumula 100% de sucessos, e não é preciso chegar aos palcos do Rock in Rio para ter de lidar com o fracasso. Na verdade, é na fase em que não se é conhecido que é mais fácil ouvir assobios, patadas ou simples indiferença; o seu público ainda não o conhece e a probabilidade de encontrar pessoas que não gostem de si ou da sua música é maior do que quando os Arcade Fire aterram na Portela sabendo que milhares de fãs dos Arcade Fire os aguardam. Ainda assim, cada público tem as suas próprias expectativas.