Sobre nós

A música é uma paixão e uma forma de estar na vida. Ela acompanha-nos diariamente, de forma mais ou menos consciente, no trabalho, no lazer ou nas rotinas quotidianas. Tem o poder de reduzir o stress absurdo da vida moderna ou de nos inspirar a darmos mais de nós mesmo. É, acima de tudo, um meio de nos ligarmos uns aos outros e de partilharmos emoções. É neste sentido, mais do que indústria cultural, que a música nos interessa.

Atualmente, a música passa por mais uma enorme transformação, impulsionada pela tecnologia. Modelos de negócio estabelecidos são abalados, enquanto novas formas de divulgar e comercializar a música vão surgindo; a relação entre a música, por um lado, e o público, a crítica, os novos players tecnológicos e os próprios artistas, por outro, está a mudar todos os dias. Neste aspeto, a única certeza quanto ao futuro é que as pessoas vão continuar a gostar de música, a valorizar a arte e a procurá-la enquanto ferramenta de terapia, meio de comunicação ou simplesmente enquanto expressão de emoções.

Por este mesmo motivo, consideramos que é interessante acompanhar a evolução da indústria, da tecnologia e dos hábitos de consumo, de forma a compreendermos o fenómeno como um todo. Queremos ser capazes de apresentar todas as perspetivas, pois só com uma abordagem integrada e abrangente poderemos verdadeiramente refletir sobre o estado da música atualmente e para onde irá no futuro.

Neste sentido, apresentamos aqui um conjunto de artigos, ideias e pontos de vista relacionados com música, no sentido de promovermos o debate e a troca de conhecimentos. Continuamos a acreditar, tal como dizia David Fonseca, que o músico deve ser antes de mais um criador, um artista que reinventa a forma de ver o mundo e leva o seu público a reinventar-se também e a sonhar juntamente com ele.